Avançar para o conteúdo principal

Biblioteca Digital




Biblioteca digital do Instituto Camões
 - Biblioteca Digital CAMÕES



A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.



  Biblioteca Nacional de PortugalBiblioteca Nacional Digital 

 "A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda."



Projeto Adamastor 


  "O Projeto Adamastor tem como principal objetivo atenuar essa escassez através da criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição."







Visitas Virtuais a Museus


"O Google Arts & Culture é uma iniciativa não comercial. Trabalhamos com instituições culturais e artistas ao redor do mundo. Juntos, nossa missão é preservar e trazer a arte e a cultura do mundo on-line para que seja acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar."




Projeto Gutenberg

 O Projeto Gutenberg é uma biblioteca 
com mais de 75.000 e-books gratuitos


Projeto Gutenberg




Audiolivros

Em 2020, a Imprensa Nacional, cumprindo a sua missão de serviço público, inaugurou uma coleção de audiolivros de grandes clássicos da literatura portuguesa. A coleção foi crescendo e já estão disponíveis no site da editora pública (imprensanacional.pt) e nas principais plataformas de streaming, de forma totalmente gratuita, oito audiolivros: Mensagem, de Fernando Pessoa (leitura de Luísa Fidalgo), Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco (leitura de António Fonseca), O Mandarim, de Eça de Queirós (leitura de Liliana Leite), Obras Poéticas, de Marquesa de Alorna (leitura de Ana Catarina Afonso), História de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro (leitura de Cláudia Andrade), Húmus, de Raúl Brandão (leitura de Cláudia Maciel), Clepsidra, de Camilo Pessanha (leitura de Pedro Lamares), e Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde (leitura de Rita Durão).




POEMAS DE CAMÕES






Podcasts    

Inspirado no primeiro verso de um poema de Luiza Neto Jorge, O Poema Ensina a Cair é o nome da página de Instagram e também do podcast da jornalista Raquel Marinho (a ideia, na verdade, remonta a 2014 quando iniciou uma rubrica no Expresso com o mesmo nome). Leitora apaixonada, na rede social Raquel partilha os seus poemas preferidos, facilmente reconhecidos pelos X’s, marca que deixa na página dos livros que lê; no podcast pede aos convidados que selecionem os dez poemas da sua vida. Com uma periodicidade quinzenal, por lá já passaram nomes como Lídia Jorge, Rui Zink, Manuel Cruz ou Rafael Gallo.





Hugo van der Ding é muitas personagens, mas neste podcast da FNAC é o mestre de cerimónias de conversas improváveis. Em cada episódio, o criador da Criada Malcriada desencontra-se com o convidado… mas só nos livros e em todas as possíveis interpretações que cada um pode fazer sobre a sua leitura. O Maestro António Victorino d'Almeida, a sexóloga Tânia Graça ou o jornalista António Costa Santos são alguns dos nomes que por lá já passaram.
















 













Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Ódios de Fronteiras” de Ezequiel Rodrigues

Na abertura da Semana da Leitura e da Interculturalidade tivemos a presença do autor limiano Ezequiel Rodrigues, que amavelmente aceitou o convite para falar acerca do seu recente livro “Ódios de Fronteiras”. Envolvido pelo enredo da obra e pelas explicações do autor, o público deixou-se viajar até uma época onde a liberdade de expressão era uma utopia, e o serviço militar uma fatal obrigação. Não tardaram as perguntas, na tentativa de melhor compreender o enredo e as personagens, mas também conhecer o percurso e as motivações do escritor.

Dia Mundial da Língua Portuguesa

      O Dia Mundial da Língua Portuguesa (ou "Dia da  Lusofonia ") é celebrado no dia 5 de maio.       Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".     O português é língua oficial de nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e estima-se que seja falado por mais de 265 milhões de pessoas, sendo o idioma mais utilizado do hemisfério sul.                                                                                                                     ...

A interculturalidade na EPADRPL

 Na semana da leitura, o dia 23 de abril foi dedicado à interculturalidade.  Alunos dos arquipélagos dos Açores e de S. Tomé e Príncipe, e ainda do Brasil e da Finlândia, partilharam as suas tradições e vivências. Acompanhada pelo professor, cada turma aceitou o convite para assistir às apresentações dos colegas e embarcou numa viagem.