Carnaval

O Carnaval começou a ser festejado na Antiguidade, quando vários eventos pagãos terão influenciado a comemoração atual desta festa.

A Saturnália, em Roma, era um festival que durava dias e em que as pessoas se mascaravam, comiam e bebiam de forma farta.

Carnaval (do latim carnis levale), significa "adeus à carne". No ano 590 d.C, uma vez que a igreja não conseguia combater a comemoração do Carnaval, que se tornava cada vez mais popular, a Igreja Católica determinou que o dia seguinte ao Carnaval marcasse o início de um período de jejum.

Assim, as populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.

Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano.

É uma época de diversão, onde muitas brincadeiras são permitidas, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".

Do Carnaval até a Páscoa passam-se aproximadamente 40 dias, os quais a igreja recorda como o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demónio. Este é o tempo da Quaresma, que inicia na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.